Vamos falar de cores: para que serve o famoso círculo cromático?

Oi gente chic!!

Com a primavera rolando e o verão quase aí, muitas pessoas gostam de abusar nas combinações de cores. Mas, como acertar e saber quais cores combinam mais e quais combinam menos com a nossa personalidade?

Para isso existe o famoso círculo cromático. Se você não se lembra dele das aulas de artes, vou explicar um pouco melhor. O círculo é formado por cores: primárias (não podem ser obtidas através de outras, como o amarelo, azul e vermelho), secundárias (formadas pela mistura das cores primárias, obtemos laranja, violeta e verde) e terciárias (compostas pela mistura das cores secundárias).

Harmonia monocromática: a mesma cor com diferentes saturações e luminosidade. Por exemplo, o primeiro look que separei como exemplo é composto por várias tonalidades de verde e, sendo assim, é considerado monocromático.

Para que não fique sem graça e monótono, pode-se jogar pontos de cores para os acessórios e/ou sapato.

Harmonia análoga: uma cor principal e primária e duas outras confinantes a mesma no círculo de cores para atribuir aos detalhes.

Entre as opções mais utilizadas na moda, destaque para as combinações entre laranja e rosa; vermelho e pink; verde com azul. Cores que ganham força total no verão!

Harmonia complementar: use uma cor quente e uma cor fria. Por exemplo, o laranja e o azul podem combinar! Saiba que usando esse esquema você vai chamar mais atenção que de costume, pois será uma combinação de alto contraste. Se quiser ser mais “discreta”, use uma cor na roupa (peça principal) e a outra no acessório.

Dentro da complementar, há também a opção “dividida”, que é bem parecida com a harmonia complementar tradicional, mas em vez de combinar com a cor oposta, pode escolher as duas do lado.

Por exemplo:

Harmonia triádica: escolhe-se três cores que possuem a mesma distância entre si, usando-se uma como dominante e duas para os detalhes ou todas juntas no look.

Vermelho, azul e amarelo podem formar uma combinação bem atraente e contrastante. Com certeza é perfeito para quem gosta de ousar!

É importante lembrar que independente da moda, você deve conhecer a sua personalidade e saber quais cores realçam o seu tom de pele ou combinam melhor com quem você é!

Use a moda em seu favor.

Um beijo e até o próximo post,

Renata Castanheira.

Gostou? Compartilha com as amigas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *