Cinco dicas para manter a pele sempre jovem e saudável

Com o passar dos anos, a pele da mulher perde luminosidade e elasticidade, e, por não ser mais capaz de reter água de forma adequada, fica seca e sem viço.

É um processo natural e que todas nós iremos passar (se Deus assim permitir), porém com alguns cuidados é possível manter a pele do rosto saudável e jovem.

Listei cinco dicas para você começar a se cuidar já!

  1. Uso do filtro solar

Muitas pessoas sabem, mas poucas colocam em prática. O filtro solar deve ser usado em todas as estações, até mesmo em dias frios ou chuvosos. Além de envelhecer a pele do rosto, a exposição exagerada ao sol leva à formação de manchas e contribui para o surgimento do temido câncer de pele.

O fator recomendado para a pele do rosto é acima de 30 FPS. É recomendado usar antes do primer e da base!

  1. Limpeza garantida

Assim como o corpo precisa de banho, o rosto precisa ser limpo todos os dias. Para isso, existem diversos produtos desde água micelar e sabonete facial até esfoliante e tônico.

Como deve ser a ordem? Primeiro lave o rosto com o sabonete específico para a sua pele, depois use o tônico e em seguida um hidratante. Só depois aplique o protetor solar e, por fim, a maquiagem. Nos dias quentes, não abra mão da água termal para hidratar e refrescar a pele!

  1. Conheça o seu tipo de pele

Não adianta usar os produtos mais caros se eles não forem ideais para o seu tipo de pele. Existem quatro tipos de pele: normal, seca, oleosa e mista.

Pele normal: a pele normal é basicamente “equilibrada”: nem muito oleosa, nem muito seca. Costuma ter poros finos e sem manchas.

Pele seca: a pele seca é caracterizada pela falta de sebo. Para vocês terem uma ideia da “gravidade”, cerca de 40% das visitas ao dermatologista é por conta do “ressecamento” da pele com o passar dos anos.

A pele seca é causada por falta de uréia, aminoácidos e ácido láctico (que fixam água) ou lipídios epidérmicos (ceramidas, ácidos graxos e colesterol).

Pele oleosa: comum entre as brasileiras, a pele oleosa tem alta produção de sebo. Pessoas com esse tipo de pele costumam ter poros aumentados, cravos (brancos e negros) e acnes.

Entre os principais motivos, estão: estresse, genética, problemas hormonais e medicamentos.

Pele mista: a zona T oleosa (testa, nariz e queixo) e bochechas com pele mais seca são típicos da pele mista. É preciso usar tipos diferentes de hidratantes e máscaras faciais para cada parte do rosto.

  1. Não durma com maquiagem

Pode parecer repetitivo e clichê, mas para ter uma pele bonita e jovem, é indispensável retirar totalmente a maquiagem antes de dormir. Invista na água micelar bifásica!

  1. Deixe a pele respirar

Com a correria do dia a dia e a maquiagem quase sempre no rosto, fica difícil deixar a pele “respirar”, porém é necessário. Sempre que possível tire um dia da semana para não usar maquiagem e ouvir uma música “relax” enquanto passa uma máscara no rosto.

Não é preciso comprar produtos caros ou investir em tratamentos estéticos de ponta. Com as dicas acima sua pele vai agradecer e a sua autoestima também!

Beijos,

Renata Castanheira.

Gostou? Compartilha com as amigas!
por //

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *