Guia das saias: diferentes tipos e como combiná-las

Oi, gente chic! Tudo bem com vocês?

A saia é a peça mais feminina do guarda-roupa da mulher. Pode ser usada no verão com estampas tropicais e tecidos leves e também no inverno com meia calça e bota de cano alto.

Existem muitos tipos de saias, mas separei as mais conhecidas para dar dicas de como usar no verão 2019. Confiram!

Saia plissada

Tendência no verão, o plissado possui um efeito parecido ao de uma sanfona, pelo fato de receber várias dobraduras, aplicadas no próprio tecido. Ideal para as mulheres magras ou aquelas que não se importam em aumentar visualmente a silhueta. A saia plissada é muito usada no verão, principalmente em tons pastel.

Saia godê

Típica nos 1950 e 1980, a saia godê é sinônimo de romantismo, delicadeza e feminilidade. É bem rodada e soltinha, dando movimento ao look, e por valorizar a cintura. A dica é combinar com blusas mais secas, já que elas aumentam levemente a região dos quadris.

Saia evasê

Conhecida também como “saia em A”, a saia evasê tem uma modelagem ajustada na cintura e mais larguinha na parte inferior (altura dos joelhos). O modelo é ícone de vanguarda e pode ser utilizado tanto por mulheres cristãs mais jovens como por senhoras conservadoras e modestas.

Saia reta

Esse talvez seja o modelo mais democrático e atemporal que existe. Basicamente a saia reta pode ser definida assim: o tamanho da região da cintura não difere tanto do tamanho da barra. O modelo é ideal para ser usado com tops volumosos, estampas chamativas e blusas com aplicações. Não é o modelo queridinho para quem tem o corpo quadrado, pois não valoriza a região da cintura.

Saia lápis

Também conhecida como saia executiva, o modelo lápis é justo ao corpo, afunila desde a cintura até as coxas e costuma cair muito bem em corpos proporcionais. Se o seu quadril for muito largo, a peça corre o risco de ficar enrugando nesta área e subindo ao andar, gerando um enorme incômodo. Por isso é sempre importante comprar a numeração ideal para não ficar “embalada a vácuo”!

Saia longa

Fresquinha e leve, a saia longa pode ser usada por todas as mulheres: para as mais altas e magras o melhor são os modelos com maxi estampas e volumosos. Já as baixinhas e com quadril avantajado devem usar modelos mais fluidos, sem drapeado e em cor ou estampa escura. Aposte nas saias de cintura mais alta, com t-shirt ‘divertida’ por dentro e jaqueta mais curta: isso é perfeito para alongar a silhueta!

Saia drapeada

Pouco usada atualmente, a saia drapeada possui como característica o efeito “enrugado” do tecido, e fica bem justa ao corpo. Mulheres acima do peso devem tomar cuidado com o volume “extra” que o drapeado dá à silhueta. Se gostar do estilo mesmo assim, prefira tons neutros e, de preferência, escuros.

Quais são os seus modelos favoritos de saias? Me contem!

Beijos e até o próximo post,

Renata Castanheira.

Gostou? Compartilha com as amigas!
por //

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *