Fala, gente chic!

As vitaminas são importantes e essenciais para a saúde humana. Elas auxiliam nas respostas imunológicas do organismo, melhoram a pele, a oxigenação das células, auxiliam no funcionamento do metabolismo e ajudam nos processos de rejuvenescimento.

Diante de tantos benefícios, algumas vitaminas ainda não são tão conhecidas pelas pessoas. Entre elas, vitaminas E, K, H, B3, B6 e B9. Saiba para que servem e em quais alimentos estão presentes.

Vitamina E: vitamina com importante função antioxidante, com excelente característica de defesa contra efeitos nocivos dos radicais livres. Está relacionada à prevenção de condições associadas ao estresse oxidativo, como envelhecimento, câncer e doença cardiovascular.

Onde encontrar: grãos integrais, amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, nozes, gérmen de trigo.

Vitamina K: presente na gordura dos alimentos de origem vegetal, a vitamina K é importante para uma boa coagulação sanguínea. Quando há alterações nos níveis de vitamina K no sangue, o principal sintoma é alteração na coagulação sanguínea do indivíduo.

Onde encontrar: alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes como couve, couve de Bruxelas, brócolis, salsa.

Vitamina B3 (nicotinamida): reduz triglicérides e colesterol. Auxilia no funcionamento do sistema nervoso e imunológico.

Onde encontrar: levedura, carnes magras de bovinos e de aves, fígado, leite, gema de ovos, cereais integrais, brócolis, espinafre, aspargos, cenoura, batata-doce, frutas secas, tomate, abacate.

Vitamina H: melhora as dores musculares, a exaustão e problemas de pele, como dermatite.

Onde encontrar: noz, amêndoa, castanha, lêvedo de cerveja, leite, gema de ovo, arroz integral.

Vitamina B6 (piridoxina): reduz o risco de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico. Além disso, alivia enxaquecas e náuseas.

Onde encontrar: cereais integrais, semente de girassol, soja, amendoim, feijão, aves, peixes, banana, tomate, abacate e espinafre.

Vitamina B9: é necessária para produção de energia, renovação celular e formação das hemácias. É indicado para mulheres grávidas ou que pretendem engravidar, para evitar a má formação no sistema nervoso do feto. Sua carência pode causar anemia megaloblástica, doenças do tubo neural do feto e diarreia.

Onde encontrar: fígado, leite, vegetais de folhas verdes, couve-flor, ovos, feijão, fígado, frutas e cereais integrais.

Embora as vitaminas sejam essenciais para o bom funcionando do nosso organismo, é preciso consultar um médico de sua confiança para saber o que o seu corpo precisa.

Que 2019 a gente consiga cuidar mais da saúde!

Até o próximo post,

Renata Castanheira.

 

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