Quando falamos em cuidados diários com a pele, muitas dúvidas surgem. Quais são os melhores produtos? Qual é o meu tipo de pele? O que usar durante o dia e antes de dormir? Essas e outras perguntas podem ser melhores respondidas pelo dermatologista, mas alguns cuidados podem ser adotados por toda a vida, como o uso do ácido ferúlico.

Para combater os primeiros sinais de envelhecimento da pele, é preciso adotar uma rotina de cuidados regrada que vai desde limpeza (com sabonetes específicos para o seu tipo de pele) até proteção solar (mesmo nos dias frios). É aí que surge o ácido ferúlico. Ele é uma substância fenólica natural, com propriedades antioxidantes e reparadoras.

Quando combinado com outros antioxidantes (vitamina C e a vitamina E) o ácido atua como estabilizador, e complementa a ação antioxidante dos mesmos. Isso potencializa a proteção da pele, como, por exemplo, a proteção solar, e ainda previne o aparecimento dos sinais do envelhecimento precoce como rugas e flacidez. Além de todos os benefícios citados acima, o ácido ferúlico também uniformiza o tom da pele.

Você pode encontrar o ativo em dermocosméticos ou procedimentos estéticos, como no peeling químico. Antes de comprar qualquer produto com o ácido, procure um dermatologista de sua confiança e peça indicação sobre marcas de qualidade.

Para ter um bom resultado, é indispensável ter uma alimentação adequada e equilibrada. Por exemplo, o ácido pode ser encontrado no abacate, flocos de aveia, berinjela, milho verde, arroz integral, soja, beterraba, entre outros. Vala a pena investir numa dieta rica em alimentos com ácido ferúlico, para garantir o máximo de benefícios para a sua pele e também para a saúde como um todo.

Nos últimos anos o potencial fotoprotetor do ácido ferúlico tem sido muito estudado. Dados científicos mostram que a aplicação tópica do ácido ferúlico inibe a formação de eritema provocado pela exposição da pele aos raios ultravioletas B (UVB). Além disso, a ação fotoprotetora é acompanhada pela sua atividade antioxidante. Enfim, são muitos benefícios para a pele, né?

Gostou? Compartilha com as amigas!
por //

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *