Alguns truques de beleza continuam de geração em geração, especialmente aqueles que foram ensinados pelas nossas mães e avós. Hoje em dia, os problemas de beleza estão mais fáceis de serem solucionados. Por exemplo, existem diversos produtos para cada tipo de necessidade do corpo e rosto.

Mas afinal, você sabe como sua mãe e sua avó resolviam os problemas de beleza no seu tempo? Listei cinco curiosidades que ainda fazem o maior sucesso!

1- Compressa com saquinhos de chá de camomila

Antigamente, quando ainda não existiam dermocosméticos clareadores eficazes e seguros para a área dos olhos, nossas mães e avós amenizavam o inchaço dos olhos fazendo compressas com saquinhos gelados de chá de camomila. Hoje em dia, felizmente, contamos com vários produtos que podem não só ajudar de forma mais eficaz e duradoura nesse quesito, como ainda clarear a região, com ativos como a cafeína, o ácido ferúlico e a nicotinamida, por exemplo.

2- Problemas de beleza resolvidos com pasta d’água

Ao contrário das nossas mães e avós, hoje em dia temos protetores solares de várias marcas à nossa disposição. No entanto, você sabia que antigamente era comum usar pasta d’água como proteção? Essa prática, em teoria, funcionava como filtro físico mas, para realmente fazer efeito, o produto teria que ser aplicado como uma máscara grossa, ou seja, ficar com a pele completamente branca!

3- Pasta de dentes nas espinhas? Sim!

Até hoje algumas pessoas fazem isso e aplicam pasta de dentes para secar problemas com acne. Na teoria, essa técnica pode até ajudar, já que o produto possui uma substância que mata as bactérias da boca e também é capaz de acabar com aquelas presentes nas espinhas. No entanto, na prática, o produto pode causar vários problemas na pele, como dermatite, alergias, irritação e até manchas. Então, antes de usar, procure um dermatologista!

4- Sem manchas de pele com leite ou água de arroz

Nossas mães e avós acreditavam que a água de arroz ajudava no clareamento de manchas na pele, assim como o leite que, atua como um esfoliante. No entanto, além de não serem as melhores opções para a pele, hoje em dia essas técnicas devem ser substituídas por dermocosméticos específicos para esse fim.

5- Máscara de clara de ovo era usada para reduzir rugas

Outra receitinha caseira que fez sucesso entre as mães e avós era a máscara de clara de ovo. Rica em colágeno, acreditava-se que esse truque ajudava a firmar a pele e minimizar rugas. No entanto, embora deixe a pele com aparência mais lisa momentaneamente, isso não passa de um “efeito cinderela”, já que a pele não consegue absorver as moléculas de colágeno presentes na clara.

Graças a Deus, hoje em dia, existem várias opções de dermocosméticos anti-idade muito mais eficazes e seguros. Mas é ótimo lembrar dos cuidados com a pele das nossas antepassadas, né?

Até o próximo post,

Renata Castanheira.15

Gostou? Compartilha com as amigas!
por //

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *