influenciadora digital

Antes de começar com as dicas, é preciso entender o que é e o que faz uma influenciadora digital. Esse termo é usado para definir os usuários de qualquer rede social que atingem um número significativo de seguidores. Essas pessoas podem ter forte influência no Youtube, Instagram, Twitter, Facebook, Blog, etc.

Ser um influenciador digital significa falar com milhares ou até milhões de pessoas todos os dias. Oferecer conteúdo e receber inúmeras interações seja através de curtidas, comentários ou mensagens diretas. Há pessoas de diversos segmentos com esse perfil. Podemos citar modelos, blogueiras de diversos assuntos, lojas, esportistas, artistas e marcas diversas.

Se você tem redes sociais, com certeza ouviu falar de Camila Coelho, Carlinhos Maia, Thassia Naves, Kim Kardashian e outras personalidades. Todos eles são famosos na web e largaram suas antigas profissões para se dedicarem totalmente ao mundo digital (o que atualmente é muito rentável).

Agora pasmem! De acordo com um estudo feito pela SocialChorus, campanhas com influenciadores podem ter um engajamento até 16 vezes maior do que a publicidade em outros meios de comunicação tradicional.

Outra pesquisa feita pela Nielsen, empresa especializada no comportamento dos consumidores, mostrou que 90% dos clientes confiam na recomendação de outras pessoas para comprar um produto, enquanto apenas 33% se dizem influenciados por anúncios.

COMO SER UMA INFLUENCIADORA DIGITAL DE SUCESSO?

influenciadora digital

1- Defina um nicho
Embora a influenciadora digital deva falar de vários assuntos relevantes, é importante ter um nicho específico. Isso irá atrair seguidores com o mesmo gosto que o seu. Por exemplo, se você fala de moda evangélica, assim como eu, poste looks com comprimento modesto, tendências típicas do meio cristão, etc.

2- Priorize suas habilidades
É impossível oferecermos conteúdo útil sobre assuntos que não dominamos. Você já viu algum jogador de futebol atuar como boxeador? Dificilmente!

Falar com muita superficialidade, sem muito senso crítico a respeito de algo não acrescenta em nada para os seguidores. Dessa forma, não será possível atrair, tampouco fidelizar, seguidores no Instagram ou qualquer outra rede social.

3- Qualidade no conteúdo
A partir do momento que você sabe qual o tom e linguagem usar e tem habilidade no assunto, comece a produzir conteúdos úteis, interessantes e que sejam compartilháveis. Você pode até se inspirar em outras pessoas, mas nunca copie ninguém. Afinal, você precisa conquistar o SEU público!

Essa é a dica mais importante para que você torne a sua marca influente no Instagram ou no Facebook. Gerar conteúdo de qualidade é a única forma de atrair público de maneira orgânica.

4- Xô, brigas!
Sim, para ser uma digital influencer de sucesso é preciso evitar situações de crise. Você leva muito tempo para construir uma imagem, mas basta um posicionamento errado e algumas postagens inapropriadas para abalar ou até mesmo arrasar com a sua reputação online.

O influenciador digital é um “especialista” em sua área e não uma pessoa que vive brigando e entrando em discussões desnecessárias. Esse tipo de situação, não acrescentará absolutamente nada à sua imagem.

5- Capacita-se
Se você quer ser um influenciador de sucesso, uma das principais dicas é conhecer muito bem as ferramentas com as quais irá trabalhar.

Esteja sempre em busca de capacitação, pois o mercado é cada vez mais competitivo e por isso mesmo, estar na vanguarda da tecnologia e técnicas de marketing digital é fundamental.

Anotaram as dicas? Agora tenha paciência, coloque tudo em prática e bom trabalho!

Até o próximo post,

Renata Castanheira.

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