alergias-na-pele

O aparecimento de bolinhas brancas ou avermelhadas e coceira constante na pele costumam ser sinais de alergias na pele, que podem surgir em qualquer parte do corpo e em qualquer momento da vida.

Os problemas alérgicos podem aparecer em várias regiões da pele, como axilas, braços, boca, pescoço, barriga, costas, pernas e pés. Entre os principais sintomas, destaque para coceira, vermelhidão, inchaço e até dificuldade para respirar (em casos mais sérios).

As alergias na pele são dermatites não contagiosas, por isso, não há problema em compartilhar objetos, roupas e tocar na pele.

Entre as mais comuns, estão:

Urticária: lesão avermelhada, que aparece em placas e com relevo, provocando coceira. Pode ser desencadeada por medicamentos, alimentos, picadas de inseto ou contato com substâncias como látex e tintas.

Angioedema: tem a mesma origem da urticária, porém, é mais grave porque atinge as camadas mais profundas da pele e também as mucosas. Pode provocar inchaço dos lábios, língua, olhos e até das vias respiratórias.

Dermatite de contato: é uma forma de irritação da pele causada pelo contato com substâncias específicas. Além disso, essa alergia pode ser dividida entre dermatite de contato irritativa ou dermatite de contato por sensibilização.

Dermatite atópica: lesão comum em crianças, que surge em áreas de dobras, como a parte de trás dos joelhos, pescoço e parte de trás dos cotovelos. Nos bebês, o rosto é uma área muito atingida.

As peles mais hidratadas, pessoas que tomam banho morno e usam sabonetes adequados conseguem manter a barreira de proteção da pele mais protegida. Além disso, também é importante evitar contato com substâncias alergênicas e irritativas.

Acima de tudo, é indispensável ir a um dermatologista de confiança e usar produtos adequados para a sua pele. Não compre um produto apenas porque deu certo para a sua amiga. Você pode ter algum problema alérgico ou prejudicar a sua pele.

Gostou? Compartilha com as amigas!
por //

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *