hashtagsAs hashtags são palavras-chave antecedidas pela cerquilha (#) que as pessoas geralmente utilizam para identificar o tema do conteúdo que estão compartilhando nas redes sociais. A adesão delas se tornou popular no Twitter e se disseminou para as maiores mídias sociais da atualidade.

Muitas pessoas já viram e até mesmo chegaram a utilizar a #, porém não entendem a sua função principal. Por isso, para compreender melhor para que serve e como utilizá-la de forma correta, separei algumas dicas abaixo!

O que são hashtags?

Cada hashtag criada é transformada em um hiperlink que irá direcionar a pesquisa para todas as pessoas que também marcaram os seus conteúdos com aquela hashtag específica.

Quando você seleciona uma palavra-chave para um conteúdo, ele é automaticamente adicionado ao grupo de pesquisa daquele tópico. Ou seja, esta é uma maneira bem mais prática de agrupar diversos conteúdos sobre um determinado tema, facilitando a pesquisa sobre o tópico desejado.

A partir dessa pesquisa é possível encontrar as pessoas que estão falando sobre o assunto e o que cada uma delas compartilhou. Por exemplo, se você estiver interessado em saber o que as pessoas estão comentando sobre algum assunto ou conteúdo novo, você pode facilitar a sua pesquisa procurando pela hashtag com o nome do assunto ou tema que você quer pesquisar nas redes sociais.

Dicas básicas para usar hashtag

1. Não coloque todo o conteúdo em uma hashtag
Se você quer saber o que as pessoas estão achando sobre o filme, utilize a hashtag com o nome dele, e não #OQueAsPessoasEstãoAchandoSobreOFilme, pois isso irá restringir muito a pesquisa, diminuindo o volume de conteúdo encontrado.

2. Não use uma hashtag pra cada palavra
Esta dica é oposta à anterior. Se você adicionar as hashtags #o #que #as #pessoas #estão#achando #sobre #o #filme, você irá adicionar o seu conteúdo em diversos grupos de pesquisa, não necessariamente no que você planejava inicialmente.

3. Hashtag de acordo com o tema do post
Usar alguma hashtag só porque ela está sendo altamente pesquisada mas sem falar sobre o assunto da hashtag vai ser pouco eficaz para a disseminação do conteúdo.

4. Confira a ortografia
Um erro simples de ortografia (ou até mesmo de digitação) pode fazer com que a hashtag seja um fracasso, pois é muito pequena a chance de que várias pessoas cometam o mesmo erro no momento de criar a hashtag.

São várias as redes sociais que aderiram às hashtags, como o Facebook, LinkedIn, Instagram, Google+, Pinterest e Vine. Mas o comportamento dos usuários é bem diferente e singular em cada uma delas.

Por exemplo, no Twitter, as pessoas costumam utilizar apenas uma ou duas hashtags em seus posts, justamente por ser uma plataforma de microblogging em que os caracteres são limitados por post.

Já no Instagram, as pessoas utilizam 4 ou mais hashtags, em média. Além do volume diferente de hashtags utilizadas, cada uma das redes sociais tem as suas particularidades e especificidades.

Portanto, pode ser que uma palavra-chave que faça muito sucesso no Twitter não necessariamente será tão bem sucedida no Facebook.

Dicas anotadas? Com as hashtags corretas é possível aumentar o seu engajamento nas redes sociais!

Até o próximo post,

Renata Castanheira.

Gostou? Compartilha com as amigas!
por //

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *