Papo blogueira: as influenciadoras digitais são aquelas pessoas que conseguiram destaque nas mídias sociais falando sobre determinado assunto. Geralmente, eles possuem muita conexão e interatividade com seus seguidores, conquistando muitas curtidas e chamando atenção das marcas. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Youpix, a maioria (32%) dos influencers estão no Instagram. Por isso, realizar parcerias com eles pode ser uma forma de aumentar sua audiência e conquistar ótimos resultados.

Se você ainda não sabe por onde começar, não se preocupe! Vou te ajudar com algumas dicas para saber abordar a marca da melhor maneira possível.

Estabeleça motivos para a parceria

Um dos grandes problemas para que algumas parcerias no Instagram não surtam o efeito esperado é a falta de foco. Antes mesmo de começar a procura por parceiros, é necessário estipular quais são os objetivos que devem ser alcançados.

Você pretende aumentar o número de seguidores ou o seu alcance? Quer aumentar a visibilidade para produtos específicos? Para cada resposta, haverá um perfil diferente de influenciador indicado para seu negócio. Por exemplo, não adianta uma marca de produtos de beleza contratar um influenciador de games. Além do resultado não ser o esperado, pode prejudicar a carreira do profissional contratado.

Conheça o perfil do influenciador

Os influenciadores podem atuar em vários nichos, como moda evangélica, culinária, tecnologia, beleza, entre outros. Para que você tenha um resultado expressivo com essa estratégia, é necessário escolher aquele que alcance o seu público-alvo.

Além dos números, verifique que tipo de comentários o perfil recebe, a frequência e qualidade dos posts, se o influenciador já possui parcerias com marcas concorrentes e qual é o seu perfil. Por exemplo: ele é polêmico? Divertido? Sério? Mergulhe no conteúdo para descobrir se os valores e interesses da sua empresa estão de acordo com o influenciador.

Defina um briefing

É importante lembrar que parceria com influenciadores ou blogueiras é diferente de anúncios ou de publicidade. Um dos fatores do sucesso desses perfis é a espontaneidade do conteúdo.

Por isso, é interessante dar liberdade para que o influenciador use sua criatividade ao divulgar sua marca. No briefing, você pode informar algumas características que deseja na foto (como cores ou ângulos) e a mensagem que pretende passar com o post, mas a ideia é deixar o conteúdo o mais natural possível.

Analise o público-alvo da marca

Embora a dica pareça muito óbvia, ela é importante para você atingir os resultados que nunca conseguiu. O melhor influenciador é aquele que consegue conversar diretamente com seu público. A melhor forma de conseguir fazer isso é entender em detalhes como o seu público pensa e o que ele precisa.

Faça um estudo aprofundado das principais dores do seu público nas redes sociais. Dessa forma, será mais fácil filtrar os perfis que estejam mais conectados com o que seus clientes em potencial. Quanto mais você conhecer sua empresa e o público que ela atinge, mais fácil será encontrar o influenciador certo para o negócio.

Escolha influenciadores digitais relevantes

Engana-se quem acredita que ter muitos seguidores é sinônimo de influência. De acordo com o levantamento realizado pelo YouPix, influenciadores com 900K a 1,1M seguidores possuem em média 1,8% de engajamento, enquanto perfis com 400 a 500 mil conquistam um percentual de 7,8%.

Os influenciadores mais relevantes, além de possuírem um número expressivo de seguidores, são aqueles que conseguem criar cumplicidade com a sua audiência. Por isso, é importante ficar atento(a) aos comentários, principalmente dos posts de divulgação de marcas.

Para quem não sabe, todas as segundas-feiras tenho postado uma série chamada “papo blogueira” com várias dicas para quem trabalha com as mídias sociais e quer conquistar novas parcerias.

Fonte/dados: Marketing das Redes Sociais

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