hashtagHashtag é uma palavra-chave antecedida pela cerquilha (#) que as pessoas utilizam para identificar o tema do conteúdo que estão compartilhando nas redes sociais. A adesão delas se tornou popular no Twitter e se disseminou para as maiores mídias sociais da atualidade.

Cada hashtag criada é transformada em um hiperlink que irá direcionar a pesquisa para todas as pessoas que também marcaram os seus conteúdos com aquela hashtag específica.

Quando você seleciona uma palavra-chave para um conteúdo, ele é automaticamente adicionado ao grupo de pesquisa daquele tópico. Ou seja, esta é uma maneira bem mais prática de agrupar diversos conteúdos sobre um determinado tema, facilitando a pesquisa posterior sobre o tópico desejado.

Dez dicas básicas para usar hashtag

1. Não coloque todo o conteúdo em uma hastag
Se você quer saber o que as pessoas estão achando sobre o filme, utilize a hashtag com o nome dele, e não #OQueAsPessoasEstãoAchandoSobreOFilme, pois isso irá restringir muito a pesquisa, diminuindo o volume de conteúdo encontrado.

2. Não use uma hashtag pra cada palavra
Esta dica é oposta à anterior. Se você adicionar as hashtags #o #que #as #pessoas #estão#achando #sobre #o #filme, você irá adicionar o seu conteúdo em diversos grupos de pesquisa, não necessariamente no que você planejava inicialmente.

3. Use uma hashtag que esteja de acordo com o tema do post
Usar alguma hashtag só porque ela está sendo altamente pesquisada mas sem falar sobre o assunto da hashtag vai ser pouco eficaz para a disseminação do conteúdo.

4. Confira a ortografia
Um erro simples de ortografia (ou até mesmo de digitação) pode fazer com que a hashtag seja um fracasso, pois é muito pequena a chance de que várias pessoas cometam o mesmo erro no momento de criar a hashtag.

5. Pesquise quais hashtags se relacionam ao seu conteúdo
Usar hashtags não envolve apenas colocar na prática. Antes de começar a aplicar em seu negócio, você terá que fazer uma boa pesquisa. Por exemplo, o meu segmento é moda evangélica, então as mais comuns são: #modaevangelica, #modacrista #ccbfashion, #modaccb, #modamodesta, #modacomportada, #crentechic, entre outras.

6. Crie a sua hashtag
Você já reparou o quanto é fácil buscar por postagens de uma determinada marca apenas pesquisando seu nome antecedido pela cerquilha? Então crie uma hashtag para sua marca, de forma que seus clientes saibam quem é você. Eu, por exemplo, sempre uso #crentechic nos meus posts.

7. Use a localização
Em vez de colocar apenas #Sorvete, por que não inserir #SorveteemCuritiba ou #SorveteemSP em sua postagem? Assim fica mais fácil para as pessoas saberem em que cidade seu negócio está localizado. Essa dica vale inclusive para bairros e regiões populares: #SorvetenaPaulista #SorvetenoAltodaXV.

8. Sem exageros
Existe um limite para o máximo de hashtags que você pode colocar em uma postagem, para que ela fique bem apresentável. No Twitter e em outras redes sociais, o ideal é apostar de uma a três. Já no Instagram, você pode descrever com até 10, mais que isso não é recomendado.
9. Hashtags da concorrência
Quais hashtags seus concorrentes estão utilizando? Eles vêm obtendo retorno em curtidas e comentários? Observe as mais gerais e veja quais você pode adicionar as suas redes sociais.

10. Pesquise antes de postar
Escolheu quais hashtags vão fazer parte da sua postagem? Pesquise um pouco o significado delas. Há casos em que hashtags são utilizadas de forma irônica ou negativa e você não deseja associar essa imagem ao seu negócio, não é mesmo?

E então, agora que você já sabe utilizar as hashtags e sabe o que deve fazer para conseguir interagir com os públicos da sua marca, está pronto para conseguir os melhores resultados nas redes sociais?

Até o próximo post,

Renata Castanheira.

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