Em um país de miscigenações, a diversidade de tipos físicos e silhuetas é eminente. Entretanto, sem haver, de fato, um padrão corpóreo definido, algumas dúvidas surgem sobre o que e como se vestir de modo a valorizar os pontos fortes do corpo, dando menor evidência aos pontos menos favoráveis.

Aqui vão algumas dicas para que você escolha o decote mais adequado ao seu tipo físico. Todavia, o mais importante é que cada mulher conheça sua silhueta e peculiaridades, tal como pontos fortes e fracos.

Através da escolha correta das cores e formas a percepção das proporções é transformada, tal como o formato do corpo. Conheça os tipos mais comuns de decotes e veja as dicas para usá-los a seu favor.

TIPOS DE DECOTES MAIS COMUNS

DECOTE V
Democrático e popular, o decote V, como assim sugere, é ideal para mulheres de seios fartos, pois valoriza o colo sem causar a impressão de aumento de volume. Entretanto, também tende a valorizar seios pequenos. Indicado para mulheres baixas ou acima do peso ideal, tal como para àquelas que possuem ombros largos e pescoço curto, auxiliam no alongamento da silhueta, afinando-a, pois sua forma cria a impressão de verticalidade. Para tal, opte por looks monocromáticos.

QUADRADO
Tradicionais e discretos, os decotes quadrados são indicados para mulheres de seios grandes, pois ajudam a disfarçar o volume. Logo, não devem ser muito fechados, pois podem causar o efeito contrário. Mulheres magras demais devem evitá-los, pois neste caso decotes tendem a formar sobras de tecido, deixando o visual deselegante.

FECHADO
O decote fechado tende a criar bastante volume na região do colo, e por isso é mais indicado para mulheres com seios pequenos, magras e com pescoço longilíneo. Dentre as variedades de decote, pode ser considerado um dos tipos a ser aderido com maior cautela.

REDONDO
Pouco mais restrito, pode sim ser aderido por diferentes corpos, porém, encaixa-se melhor às mulheres magras. Os decotes arredondados mais profundos, contudo, são indicados para mulheres de seios pequenos. As de seios fartos, porém, devem evitá-los, pois decotes U causam a impressão de aumento do volume na região do colo.

TOMARA QUE CAIA
Um dos prediletos entre as mulheres, é muito usado em vestidos de festa e ocasiões sociais, pois é ótimo para valorizar o colo e os braços. No entanto, o decote tomara que caia não valoriza todos os tipos de corpo. O formato, por sua vez, beneficia mulheres de seios médios ou pequenos, preferencialmente magras, pois deixa os braços totalmente à mostra.

As mulheres baixas, entretanto, também podem investir neste decote para obterem a impressão de silhueta alongada. Porém, mulheres de seios fartos, de braços volumosos, de ombros largos ou acima do peso devem evitá-lo, pois, pela falta de sustentação, corre-se o risco de se causar um aspecto deformado da silhueta.

CANOA
Estes são os decotes mais indicados para quem tem largos quadris, pois tendem a deixar os ombros visualmente mais largos, valorizando o pescoço e equilibrando a silhueta. Também conhecido como decote princesa, é o mais feminino e romântico. Logo, pode ser aderido por mulheres de braços volumosos, já que estes ficarão cobertos de maneira elegante, sem causar possíveis incômodos. Decotes canoa ou ombro a ombro devem ser evitados por àquelas que têm ombros largos.

Quais são os tipos de decotes que vocês mais usam no dia a dia? Contem nos comentários!

Até o próximo post,

Renata Castanheira.

Gostou? Compartilha com as amigas!
por //

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *