Oi, gente chic! Recebo muitas mensagens de meninas que já tem um Blog ou um Instagram, querem montar um mídia kit e não sabem como fazer. O MK é uma ferramenta utilizada para demonstrar todo seu potencial para possíveis patrocinadores ou anunciantes.
Esse material é uma forma eficiente de apresentar para a sua possível parceria, todas as informações relevantes sobre você e o seu trabalho. Isso serve para que ele conheça o que você faz e descubra as vantagens que vai obter ao fechar um trabalho com você.
Além disso, o mídia kit deve mostrar detalhadamente para a loja parceira todos os serviços que você oferece. Por exemplo, os valores cobrados, o prazo para entrega das fotos e as formas de pagamento.
MÍDIA KIT: O QUE NÃO PODE FALTAR?
- Informações gerais sobre o que você faz e de contato.
- Trajetória percorrida pelo blog e/ou rede social.
- Dados sobre audiência e desempenho.
- Possibilidades de parceria, como formatos de anúncios e valores (presença vip, fotos no feed, stories, vídeos, fashion trip, etc.).
Qual é a importância do mídia kit para uma blogueira?
Imagine que você tem uma loja de roupas e quer contratar algum especialista ou modelo na área para divulgá-lo na internet. Você pesquisa os influenciadores digitais que trabalham no mesmo nicho que você e encontra vários profissionais, com perfis e trabalhos bem diferentes.
Para encontrar a pessoa ideal, você vai precisar analisar a trajetória de cada profissional, conferir o engajamento das suas publicações e identificar se o público que ele atinge é exatamente o mesmo que você quer alcançar. Já pensou ter que fazer isso com dezenas de perfis diferentes?
O mídia kit é a ferramenta que facilita isso e entrega todos os dados que ele precisa para a loja tomar uma decisão assertiva. Além disso, somente por meio do MK o cliente consegue acesso a dados mais detalhados sobre o seu trabalho como, por exemplo, idade, gênero e localização da sua audiência.
Qual programa ou site usar?
Atualmente um site/aplicativo tem feito sucesso entre as blogueiras e influenciadoras digitais. É o Canva, site simplificado de ferramentas de design gráfico. Ele usa um formato de arrastar e soltar e fornece acesso a fotografias, imagens vetoriais, gráficos e fontes. É usado por não-designers, bem como profissionais.
Também é possível criar um mídia kit com o power point. Existem modelos “pré-prontos” para quem não tem tanta habilidade com o programa.
Exemplos de mídia kit:
É importante não copiar nenhum mídia kit que você tenha visto pois esse é um espaço para você mostrar a personalidade do seu blog. Confira uma lista de mídia kits para se inspirar.
Dinheirama
Keep calm and DIY
Não me mande flores
Papo de Homem