Há dois meses, a moda apostava em estilos agressivos e ousados com itens escuros em couro e látex, sobretudos, bandanas e peças em xadrez figurando entre as principais tendências do outono/inverno 2020. Com a pandemia, no entanto, a indústria têxtil teve que se reestruturar e mirar em cores mais suaves para se adequar às mudanças de comportamento geradas pelo isolamento social.

Acredita-se que os consumidores irão gastar bem menos com roupas após o isolamento social, já que muitos estarão sem emprego ou sem dinheiro. As roupas deixaram de ser um item de necessidade ou interesse para quem está dentro de casa.

CORES PARA 2021 SEGUNDO A PANTONE

Conforme já é de praxe, o relatório do Pantone Color Institute traz 12 cores principais e 4 cores clássicas (neutras) tanto para a moda feminina quanto para a masculina. Para o Verão 2021 brasileiro, consideramos as cores do Verão 2020 no Hemisfério Norte, recém apresentadas na Semana de Moda de New York.

Combinando o desejo por estabilidade, criatividade e um design ainda mais espontâneo, a cartela de cores Primavera/Verão 2021 traz infusões de uma herança cultural e da tradição com um “update” colorido que cria uma história forte e multi-colorida em harmonias que são energizantes e otimistas.

DESTAQUE ESPECIAL PARA CINCO CORES

As empresas elegeram 5 cores do verão 2020/2021. Elas foram escolhidas com base em várias características em torno da psicologia das cores.

A aposta foi na criação de uma paleta de cores primárias e cores de transição. Juntas, elas promovem o bem-estar físico e mental, bem como a necessidade de conforto. Segundo divulgação das empresas, as cores do verão também foram eleitas com base nos avanços tecnológicos com a chegada da tecnologia 5G e da difusão da cultura digital.

Portanto, eis as 5 cores queridinhas do verão:

1. A.I Aqua (098-59-30): a cor do ano 2021

Este é o azul eleito a cor do ano 2021 pela WGSN x Coloro. De acordo com as marcas, ele foi inspirado nos elementos da tecnologia, oferecendo concentração em atividades intensas, além de ser mais emocional e imersivo.

2. Quiet Wave (072-69-24): verde tecnológico

Este verde foi eleito uma das cores do verão, inspirado na tecnologia e também na natureza, dando ares de futurismo e de otimismo para a nova década que se iniciará em 2021.

3. Oxy fire (015-50-36): vermelho reativo

Esta cor vermelha foi inspirada na extroversão, na reação, revigorando e trazendo vida para as coleções. Aliás, ela é uma mescla do vermelho vivo com o laranja – e dependendo da malha ou da luz, pode parecer mais com uma ou com outra cor.

4. Lemon Sherbet (046-85-28): amarelo conforto

O amarelo já vem sendo a cor querida das temporadas há algum tempo. E ele continua firme em 2021, com uma tonalidade mais suave, o que gera estímulos mais relaxantes,  calmos e reconfortantes.

5. Good Gray (122-66-02): cinza neutro

Quem diria que uma das cores do verão seria um cinza mais neutro, não é mesmo? A proposta da WGSN e da Coloro foi o de trazer uma tonalidade que equilibre os outros tons mais vivos da paleta.

Este cinza remete a várias sensações e características: equilíbrio, calma, centralidade, minimalismo e também sustentabilidade, por nos lembrar a mistura de materiais reciclados.

Gostaram das escolhas das cores? Me contem a favorita de vocês!

Até o próximo post,

Renata Castanheira.

Gostou? Compartilha com as amigas!
por //

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *