Fashion Date: segunda edição foi sucesso!

Antes mesmo de começar a contar um pouco sobre como foi a segunda edição do Fashion Date, gostaria de contar a história da moda evangélica e como ela cresce a cada dia. Isso é apenas o resultado do evento!

História da moda evangélica

Com as diferentes doutrinas em algumas igrejas evangélicas e com a moda andando muito longe dos padrões que a igreja nos traz, não é segredo que logo seria necessário um desenvolvimento com roupas mais comportadas. Claro, sem deixar a elegância e o estilo de lado, afinal, também gostamos disso!

Nos últimos trinta anos, a quantidade de evangélicos no Brasil cresceu muito. De acordo com o IBGE, o público que em 1991 era 12,6 milhões, em 2020 passou 109 milhões. Foi a partir daí que a história da moda evangélica começou.

Algumas lojas famosas de jeans acabaram especificando seu público, entendendo que o mercado do jeans para mulheres em geral estava saturado. Foi aí que colocaram suas produções voltadas para as evangélicas, visando atender melhor o público e, consequentemente, aumentar o número de vendas.

Não sei se todas que estão aqui hoje lembram ou passaram por isso, mas é importante lembrar que existiu uma época na moda evangélica que precisávamos fazer remendo na barra da saia com laise ou renda para ficar com um comprimento abaixo do joelho. Também usávamos vestidos sem manga com bolero em cima para não ficar com os ombros de fora.

2 fashion date

Alguns dos empresários mudaram para esse nicho ouvindo as próprias mulheres da família reclamando por não ter roupas de qualidade que condiziam com sua crença. As lojas pioneiras começaram com um pouco de medo, um tanto quanto arriscado começar a produzir o que ninguém produz. Mas logo se espantaram com a quantidade de procura do produto!

As mulheres precisavam disso, precisavam de algo bonito que as deixassem confortável e elegante sem deixar de compactuar com sua própria doutrina.

O mais legal é que a moda atendeu tão bem as mulheres evangélicas, que esse nicho só tem crescido com respeito e dedicação à doutrina que essas mesmas mulheres seguem. Dando a elas o direito de seguir a moda atualizada com estilo e personalidade, sem desrespeitar sua crença.

A moda evangélica é uma visão de respeito à religião, levando para as mulheres cristãs mais opções de roupas e combinações que não teriam se essa história não fosse realidade. E não são só crentes que usam. Mulheres com ou sem religião são vistas nas ruas, por exemplo, usando saia midi (que no passado era uma roupa específica das cristãs).

É claro que ainda há muito que melhorar, este movimento de atualizar o estilo da moda evangélica é recente. Até algum tempo atrás, havia uma padronização de estilo entre as marcas. Por exemplo, todas as saias jeans eram da mesma cor, corte e detalhes. No final das contas, era praticamente impossível distinguir as peças das marcas, pois todas eram cópias fieis umas das outras.

renata castanheira
Cris Matozinhos e eu no Fashion Date.

Hoje é possível diferenciar as marcas pelo estilo das peças. É importante não excluir as tendências da moda secular, mas acrescentar de forma modesta para o nosso meio.

Pode parecer difícil ou complicado, mas não é! Cada grupo da sociedade tem suas normas de conduta, e os evangélicos têm como manual de conduta a Bíblia. É através dos ensinamentos extraídos dela que os evangélicos se guiam.

Então, não o usar ou deixar de usar determinados tipos de roupas ou seguir ou não tendências não é porque o pastor ou a igreja não permitem. É mais que isso, ser evangélico é um estilo de vida que vão além das vestes.

Com esse breve resumo damos início aos desfiles de moda evangélica e ao nosso grande evento!

Fashion Date, segunda edição

fashion date

Quando entrei em contato com cada profissional envolvido no Fashion Date, não tive dúvidas das pessoas do bem que estariam ao meu lado apoiando o  projeto e o meu (e nosso) sonho. Mesmo diante de um ano tão difícil por conta da pandemia, conseguimos preparar um evento incrível, com muitas informações de moda, desfiles, sorteios, jantar delicioso, blogueiras e marcas queridas e muito mais. Agradeço a Deus por dar essa oportunidade tão incrível em minhas mãos!

O evento aconteceu no Espaço Alecrim em Araçariguama, com o buffet delicioso do A & R Gastronomia. Cada detalhe foi pensado para proporcionar o melhor para as pessoas que ali estiveram. Até porque, não existe nada melhor que comemorar cada conquista ao lado de pessoas especiais que torcem por mim.

fashion date by crente chic

Meu coração fica emocionado em rever essas fotos. Acima, um registro com as blogueiras e influenciadoras que estiveram no evento. Sabemos das lutas e das delícias da nossa profissão, mas com união, tudo fica mais leve! Não há nada melhor que falar de moda com pessoas que tem o mesmo gosto e amor pelo mundo fashion igual a mim.

Cada uma representou uma marca diferente e outras foram para prestigiar a segunda edição do evento. Além disso, é muito bom ver meninas que estão começando nessa caminhada e poder conhecê-las pessoalmente. Embora a pandemia tenha afastado um pouco esse convívio, com os cuidados necessários e graças a Ozoxx, conseguimos nos reunir.

Marcas do Fashion Date

fashion date moda evangelica

Não poderia deixar de agradecer a todas as marcas que estiveram comigo nesse dia tão importante. Marcas que confiam no meu trabalho, que vivem de moda assim como eu e que sabem da importância de um evento assim para reunir lojas “concorrentes”, mas com o mesmo propósito.

O meu “muito obrigada” a todos (as) vocês:

Kauly
Luciana Pais
Montaria
Challot Hadock
Tata Martello
Mix Nativa
La Seve
Rochedo
Le Mazelle
100% Cristã
Valentina Sirrah
Sorenzza
Rora Jeans
Via Tolentino
Expressão
Olga Lima
Help Chik
Kathlyn Rafaela
Zamona Filó
Ellas Moda
Maria Moura
Fascinius
Feminine
Lirio D Calla
Giovanella
Menina Bella
Ozoxx
Pé Vermelho

Abaixo, algumas fotos dos desfiles. Como são muitas fotos e várias marcas, separei apenas algumas para vocês conferirem. O restante, vocês podem ver lá no meu Instagram e muito em breve no meu canal do Youtube, com várias entrevistas e momentos do date.

Desfiles

desfile moda evangélica

fashion date crente chic2º fashion date

Abaixo, pessoal da Ozoxx presente no evento, que levou diversas máquinas de ozonioterapia. Entre os benefícios, neutraliza vírus, fungos e bactérias, incluindo o coronavírus; modula o sistema imunológico; potencializa a oxigenação celular; trata e acelera a recuperação de feridas; regula o metabolismo, além de ser anti-inflamatório e analgésico.

ozoxx

Agradeço também a equipe da Alpha Noivas, em especial a Ana, Cris e Lucas que me arrumaram com muito carinho, além da minha maquiadora top Tami (tem fotos de todos lá no meu Instagram). O meu look sucesso foi a querida Ro Miranda que desenhou.

Por fim, o meu muito obrigada a todos os parceiros e pessoas presentes no Fashion Date. Fica difícil citar um a um aqui, mas desejo que Deus abençoe e prospere todos vocês. Em especial, a minha amiga que é minha mão e minha perna… a Aline!

Até ano que vem, se Deus quiser!

Beijos,

Renata Castanheira.

Fotos: Pingu no I

Escreva um Comentário