Instagram vai virar o Tik Tok? Veja quais são as quatro principais mudanças que chegarão em breve no aplicativo.

O Instagram não é mais oficialmente uma plataforma apenas de compartilhamento de fotos. É isso mesmo que vocês estão lendo! O recado foi dado por nada menos que Adam Mosseri, diretor da rede social, no último dia 1. Diante do crescimento do Tik Tok, as novas mudanças no app vão focar em vídeos e entretenimento.

“Há muita competição, o Tik Tok é enorme, o YouTube também. As pessoas estão buscando o Instagram pelo entretenimento e há muita concorrência”, afirmou o executivo na rede social.

Uma das grandes atualizações implementada no Instagram para claramente entrar na briga com o Tik Tok foi a ferramenta Reels, que surgiu em agosto de 2020. Em abril deste ano, a opção de fazer duetos e reagir a outros vídeos passou a existir. Ambos são muito parecidos com as montagens que ganharam fama no Tik Tok.

Um exemplo disso é o fenômeno Khaby Lame, jovem senegalês que bateu 80 milhões de seguidores no Tik Tok com sátiras de tutoriais em que reage a outros vídeos publicados por lá. No Instagram, ele “ainda” possui 27 milhões de seguidores.

Já sabemos que o Instagram tem dificultado a vida das blogueiras, mas parece que agora o ‘cerco’ fechou, né? Realmente a rede social está mais preocupada com vídeos e entretenimento, do que com quem depende do app para o próprio sustento.

Instagram: o que esperar?

instagram
  • Recomendações de vídeos em tópicos para seguir.
  • A ferramenta dará prioridade a vídeos que geram entretenimento.
  • No feed, poderão aparecer vídeos de pessoas que o usuário ainda não segue.
  • Podemos esperar algumas mudanças na forma de assistir os vídeos: o Instagram deve preparar uma interface mais amigável para aqueles gravados apenas no celular e para vídeos em tela cheia.

Sem muitos detalhes, Mosseri afirmou que a plataforma pretende ajudar os criadores de conteúdo a fazer dinheiro. “Isso tem relação com o deslocamento de poder das instituições para os indivíduos na indústria”. Será mesmo?

Por fim, outra área do aplicativo que deve receber atenção é a aba de vendas. O Instagram criou um ícone de loja no aplicativo recentemente. Com as mudanças que a pandemia proporcionou nas formas de consumo, a empresa ainda pretende investir cada vez mais na área de comércio dentro do aplicativo.

Por enquanto, essas são as “novidades” do app. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos e torcer para não se tornar um novo Tik Tok!

Até o próximo post,

Renata.

Escreva um Comentário