A ceia do Réveillon é a última comemoração do ano, então que tal se despedir a altura com uma belíssima mesa posta de Ano Novo?

O ano passou tão rápido que, acreditem, já estamos quase em 2021. Agora estamos ansiosos pelo Réveillon e por toda a renovação que esta época promete e para comemorar, nada melhor que um belo jantar acompanhado de uma mesa posta de Ano Novo encantadora.

Lembre-se sempre que receber amigos e familiares ao redor de uma mesa é uma celebração a vida e a melhor maneira de adquirir memórias afetivas. Dessa forma, a decoração é tão fundamental quanto a ceia. Porém, por conta da pandemia em que vivemos, procure não aglomerar muitas pessoas em sua casa. É preciso “se privar” agora para comemorar amanhã!

Está pensando que essa será uma tarefa difícil? Com as dicas abaixo vou te ajudar a planejar uma mesa posta de Ano Novo onde só será necessário dedicação e criatividade. Afinal, são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença, não é mesmo?

Mesa posta: cinco dicas para o ano novo

1. Mesa posta e cores

Elas darão toda a identidade da festa. Para o Ano Novo as principais combinações utilizadas são o dourado, prata, branco e, lógico, muito brilho. Porém, se quiser inovar, nada impede de utilizar uma paleta com cores relacionadas ao seus desejos para o futuro.

Segundo as tradições festivas, algumas cores têm seus significados (você não precisa acreditar necessariamente para fazer a sua mesa posta nessas cores):

  • Amarelo: dinheiro
  • Rosa: amor
  • Verde: esperança
  • Vermelho: paixão
  • Azul: tranquilidade.
mesa posta de fim de ano

2. Objetos

Na hora de decorar é muito legal trazer seu toque pessoal a mesa. Apenas tenha em mente que aqui menos é mais, e que, por isso, o minimalismo é sempre um sucesso. Para economizar a dica é reutilizar itens que foram aproveitados em outras festas. Vale os potinhos de vidro, garrafas, bolinhas, luzinhas e até os leds.

Flores, temperos e plantas: elas proporcionam charme, vida e deixam o ambiente convidativo. Invista na tradicional rosa ou então em plantinhas que tenham algum significado para essa época, como por exemplo:

  • Alecrim – saúde
  • Begônia – amor e fertilidade
  • Orégano e manjericão – dinheiro e trabalho
  • Orquídeas – espiritualidade e prosperidade.
Mesa posta

3. Velas e balões

Responsáveis por trazer elegância, as velas sempre possuem um lugar de destaque e o melhor de tudo é que são fáceis de achar e não custam caro. Para valorizá-las faça uma composição com castiçais improvisados de taças. 

Há tempos, os balões não podem faltar na decoração de Ano Novo. Para que eles fiquem flutuando é bem simples, basta enche-los com gás hélio. Outra dica legal é investir em balões decorativos como os de números (2021).

4. Faça uma composição especial com as louças

Esse é certamente um dos tópicos mais importante para a mesa posta de Ano Novo. Para valorizar a data, o comum é investir nas melhores porcelanas e cristais que houver em casa. O momento pede requinte. Já as tonalidades são marcadas pelo branco e transparente.

O toque especial ficará por conta dos detalhes, como os adornos nas taças, talheres trabalhados ou pratos com bordas douradas.

réveillon

5. Acessórios

Serão os acessórios os responsáveis pelo toque todo especial da mesa posta de Ano Novo. Aqui você também está liberado para utilizar o que tiver de melhor.

  • Guardanapos: há duas maneiras nas quais ele fica ótimo, seja em cima do prato, preso com o porta-guardanapos, ou colocado sob o prato posicionada sobre a toalha.
  • Sousplats: por si só eles já garantem um ar sofisticado, mas se quiser que ele tenha ainda mais destaque opte por um tom diferente ao do prato e da toalha. Além disso eles são feitos para proteger a mesa e são perfeitos para demarcar os lugares a mesa. Você sabia que o ideal é um espaço de 40 cm entre cada prato?
  • Toalhas: invista na composição toalha + trilho. A composição é só charme!

6. Um que a mais

Para ganhar o coração de todos invista em pequenos gestos de carinho. Vale uma mensagem positiva para o ano que se inicia, uma lembrancinha em cima do prato, o lugar marcado com o nome, o guardanapo bordado com as inicias do convidado e o que mais a sua imaginação permitir.

cinco dicas para o ano novo

7. Como será o serviço?

  • À americana: informal e prático. As comidas ficam a mesa ou em aparadores e, juntamente, em uma das pontas, estão os guardanapos e pratos que por vezes estão empilhados. Na outra ponta estarão as taças e talheres. Aqui é o convidado o responsável por se servir.
  • À inglesa: esse serviço é muito conhecido por ser semelhante aos de restaurantes. Há a mesa posta, mas quem serve é o garçom com o auxílio de um carrinho.
  • À francesa: o mais formal e o menos utilizado de todos. Nela a mesa é posta com mais ou menos 15 peças por pessoa. Ai então o garçom leva a comida ao convidado, que deve se servir sozinho, pelo lado esquerdo dele. A retirada do prato também é feita pelo garçom. Digno de rei e rainha, né?

E aí, eu consegui te inspirar? Como você está pensando em montar sua mesa posta de fim de ano? Conta para mim!

Escreva um Comentário