Temperaturas mais baixas, refeição quentinha. Reuni cinco receitas de sopas e caldos fáceis de fazer em casa.

Mesmo que o frio aqui no Brasil não seja tão intenso, o inverno é o pretexto perfeito para preparar uma receita de sopa deliciosa. Não há prato mais democrático: sopas e caldos podem receber qualquer tipo de verdura ou legume, fonte de proteína animal e proteína vegetal. Pensando nisso, separei cinco receitas de sopas e caldos para aproveitar melhor a estação e dar adeus ao frio!

Anotem as receitas das sopas!

Sopa de lentilha com legumes

1) Creme de abóbora com gengibre

A abóbora é rica em vitamina A, essencial para a saúde dos olhos. Além disso, as fibras desta receita de creme auxiliam na sensação de saciedade. Junto com o gengibre, que é um potente anti-inflamatório e antioxidante, a abóbora ajuda a acelerar o metabolismo.

Ingredientes:
2 xícaras de chá de abóbora cabotiá (aquela com a casca verde escuro) em cubos
1 colher de sopa de gengibre ralado
2 colheres de sopa de azeite
½ cebola picada
1 folha de louro

Modo de preparo:
Corte a abóbora em cubos. Em uma panela, refogue no azeite a cebola e o gengibre, então coloque os cubos de abóbora e deixe fritar um pouco. Em seguida, cubra com água e coloque a folha de louro. Deixe cozinhar por 20 minutos, retire a folha de louro e bata tudo no liquidificador (um amassador de batatas também funciona). Para finalizar, acerte o sal.

2) Creme de inhame com cúrcuma e frango

O inhame é rico em vitaminas do complexo B. E também contém uma boa quantidade de vitamina C. Por isso, essa sopa também dá um up no sistema imunológico! Sem contar que a cúrcuma é um potente anti-inflamatório.

Ingredientes:
2 xícaras de chá de inhame cortado em cubos e sem casca
1/2 cebola picada
1 pitada de cúrcuma
2 xícaras de chá de água
1 xícara de chá de frango desfiado
1 folha de louro
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Coloque o os pedaços de inhame e a folha de louro numa panela, então cubra com água e deixe cozinhar por 20 minutos, até ficarem bem macios. Escorra a água do cozimento e reserve. Refogue no azeite a cebola e a cúrcuma, coloque os pedaços de inhame cozido e mexa bem. Bata com um mixer ou no liquidificador. Leve o creme ao fogo e coloque o frango desfiado com 2 xícaras de água e deixe ferver em fogo baixo por 10 minutos. Por fim, acerte o sal e a pimenta.

Sopas de lentilha com legumes

3) Sopa de lentilha com legumes

A lentilha tem proteínas e auxilia na prevenção de anemia. Além disso, ela prolonga a sensação de saciedade pela quantidade de fibras. Em resumo: mais tempo sem fome!

Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite
½ cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1 colher de chá de páprica doce ou defumada
½ xícara de lentilha (deixar de molho por três horas)
½ xícara de chá de pimentão picado
½ xícara de chá de cenoura cortada em cubos
1 xícara de chá de batata cortada em cubos
1 xícara de chá de molho de tomate caseiro
1 folha de louro
1 xícara de chá de brócolis picado
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Use uma panela grande, refogue a cebola e o alho no azeite. Coloque a páprica e mexa bem. Em seguida, adicione a lentilha e mexa até os grãos começarem a ficar dourados. Na sequência, coloque o pimentão, cenoura e a batata. Misture bem e entre com o molho de tomate, mexa e cubra com água. Cozinhe por 15 minutos e, por último, coloque o brócolis e deixe por mais 15 minutos. Acerte o sal, a pimenta e bom apetite!

sopas de feijão com beterraba

4) Sopa de feijão com beterraba

O feijão reforça nosso sistema imunológico por ser rico em vitaminas do complexo B, além de combater a anemia e também ser fonte de potássio.

A beterraba, por sua vez, contém nitratos que mantêm nossa pressão regulada.

Ingredientes:
2 xícaras de chá de feijão cozido e temperado
1 cebola pequena picada
1 xícara de chá de beterraba cortada em cubos
1 xícara de chá de chuchu cortada em cubos
1 colher de sopa de azeite
Cebolinha a gosto
Sal e pimenta a gosto
Água para cozimento

Modo de preparo:
Em uma panela, refogue a cebola no azeite, então coloque o feijão e misture. Adicione a beterraba e o chuchu, depois complete com água e misture bem. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Em seguida, bata com um mixer ou liquidificador a metade da quantidade da panela. Se necessário, coloque mais um pouco de água. Então, acerte a quantidade de sal e pimenta, adicione a cebolinha e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Depois é só esperar esfriar um pouco e aproveitar.

5) Canja com quinoa

Vai uma canja de galinha? Pois essa versão fit leva quinoa em vez de arroz branco. A quinoa tem um teor super legal de proteínas e aminoácidos essenciais, aqueles que conseguimos pela alimentação. Além disso, é rica em minerais e uma excelente fonte de fibras. Caso queira utilizar arroz, não tem problema!

Ingredientes:
1 filé de peito de frango grande (ou 300g)
½ cebola grande picada
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
1 colher de chá rasa de cúrcuma
½ xícara de chá de cenoura cortada em cubos
½ xícara de chá de batata-doce cortada em cubos
1 xícara de chá de abobrinha cortada em cubos
½ xícara de chá de quinoa – deixe de molho por uma hora
1 folha de louro
3 colheres de sopa de salsinha
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Tire o excesso de gordura do frango, corte em cubos e tempere com sal e pimenta. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e coloque o frango para selar. Quando começar a dourar, adicione a cebola e o alho, mexa bem e acrescente a cúrcuma. Refogue e complete com água. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por 20 minutos. Em seguida, com um batedor de bolo ou garfo, desfie o frango, na panela mesmo. Não descarte o caldo. Coloque a quinoa, a cenoura, a batata-doce e complete com água. Cozinhe por mais 10 minutos. Adicione a abobrinha e a salsinha, aguarde a abobrinha cozinhar, espere esfriar e sirva.

Curtiu? Com essas receitas de sopas e cremes vai ficar muito mais fácil se manter aquecida neste inverno!

Beijos,

Renata.

Escreva um Comentário